Breath

BREATH

Um projeto desenvolvido na disciplina de Interfaces Físicas e Lógicas que será aprimorado utilizando conceitos bases da disciplina de Design e Expansão dos Sentidos. Com base nos aprendizados e referências assimilados na disciplina de Design e Expansão dos Sentidos, procuramos aprimorar o projeto "Breath", agregando recursos que explorem os mais diversos sentidos, visão, audição, tato, olfato e paladar. A adição dos sentidos pode ocorrer tanto a partir do processo de detecção da respiração, como por meio de feedbacks variados do projeto. Abaixo, encontram-se informações importantes sobre o "Breath". Lembrando-se que ao decorrer das próximas semanas, todo o projeto será modificado.

O que é o projeto, para que serve, o que ele faz?


Breath é um projeto autoral que utiliza o conceito de design e emoção por meio de dois programas integrados, Arduino e Processing. A idealização deste projeto surgiu por meio da ansiedade social, gerada principalmente pela pandemia do Coronavírus. Inicialmente, um assistente virtual guiará o usuário sobre como realizar o passo a passo da experiência. Cada participante terá 10 segundos para incluir sua respiração no programa e, por fim, será gerado um arquivo com prints da respiração a cada segundo. O intuito da experiência é compartilhar dados de respiração com outros participantes e observar como a pessoa se sente durante a ação, podendo mostrar níveis de ansiedade, sendo posteriormente, armazenados no banco de dados para possíveis estudos posteriores. 


Qual a importância desse projeto? Por que ele chamou sua atenção?


A importância do Breath está ligada à experiência do usuário em se comunicar com suas emoções, principalmente pela respiração. Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e com menos possibilidades de interação com as pessoas, a finalidade deste projeto é “aproximar” as pessoas de suas próprias emoções e compreender sobre seus limites ao longo do dia a dia. 


Por ser um projeto autoral, observei os impactos do isolamento social, especialmente ligados a mim, causando ansiedade social e crises de ansiedade provocadas pela falta de interação com amigos e familiares. 


Como funciona? Especificações técnicas.


O projeto funciona através do Arduino uno, Protoboard, Potenciômetro, Cabo USB e Jumpers. Para rodar o projeto, é necessário a utilização do programa Arduino e Processing, utilizando a biblioteca firmata.

Por utilizar sensores de movimento na protoboard, o controle da respiração é realizado através da rotação do potenciômetro. A medida que o usuário rotaciona, é gerado uma esfera maior ou menor, referenciando a respiração da pessoa. 



Modificações


  • Por gerar prints de tela da respiração, a experiência do usuário talvez não seja completa, visto que a reprodução de vídeos seria mais proveitosa para uma melhor compreensão dos impactos da ansiedade. 

  • Talvez a inclusão de luzes coloridas proporcione uma sensibilidade maior com o usuário, como por exemplo, qual cor te representa hoje? Talvez a criação de padrões de cores enriqueça a experiência e simule sinais de alegria e tristeza.

  • Por estar em modelo digital, a interação não gera tanto impacto na vida do usuário. Uma alternativa viável seria a inclusão de instalações em museus e afins para que o público possa interagir entre si. 



Demonstrações das telas

Tela 1

Tela 2

Tela 3

Tela 4

Tela 5

Trabalho realizado em grupo com Elisa Almeida, Guilherme Teles e Pedro Ramalho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

G1

Tempos de crise em redes colaborativas

Design, saúde e tecnologia