A sinestesia por trás do design

A maleabilidade do design existe de forma a permitir que o profissional atue nas mais diversas áreas, sejam elas saúde, educação, entretenimento, entre outras. Devido ao seu amplo campo de atuação muitos insistem em afirmar que design é uma forma de arte; outros tem para si a certeza de ser um recurso inerente à mente humana, visto que está associado à nossa capacidade de criação de ferramentas e meios que auxiliem nossa rotina.

As tecnologias desenvolvidas e geradas através do conhecimento superior na área do design viriam a impactar, posteriormente, a nossa compreensão de tempo, tanto individual quanto coletiva. Com o passar dos anos, o design sinestésico ganhou notoriedade por sua simples utilização dos cinco sentidos aplicados no dia a dia das pessoas, gerando ao usuário uma percepção única com os diferentes sentidos, como a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar. A exploração pelo design sinestésico desperta a curiosidade dos profissionais em provocar sensações marcantes para seu público, criando novos sentimentos e aguçando a experiência do consumidor. 

Apesar do design sinestésico estar presente em grande parte da vida da população, é importante entender que sinestesia e design são diferentes. Enquanto a sinestesia é uma figura de linguagem e não provoca sensações, o design se diferencia. Através da analogia de processos e estudos, os profissionais buscam imergir as pessoas em mundos que provoquem emoções e vivências inéditas, estabelecendo um panorama pessoal para cada indivíduo. 

Abaixo, é possível compreender melhor alguns exemplos sobre como a expansão dos sentidos está presente de forma direta e indireta na vida da população:


Experiências multissensoriais em cinemas: A tecnologia usada nos cinemas modificou a forma de induzir diferentes estímulos aos cinéfilos. Para começar, a tecnologia 3D foi um marco por reproduzir imagens tridimensionais e fazer com que o usuário se sinta parte do filme. Com o avanço da indústria cinematográfica, a tecnologia 4DX ganhou destaque. Não muito diferente do 3D, o 4DX utiliza estímulos visuais, físicos, sonoros e olfativos para o espectador, criando uma realidade completamente diferente. A façanha por trás disso é pela implementação de um espaço com cadeiras que vibram, tetos com ventiladores e sensores que estimulam cheiros, causando um certo clímax durante a sessão.


Experiências multissensoriais em baladas: O evento Click RioMar insere o amante de músicas e baladas em uma sala com paredes iluminadas, globo de luz e som. O projeto, apesar de ser simples, utiliza a tecnologia de música 8D nos fones de ouvido, provocando diferentes sensações para cada pessoa, como o estímulo da audição e visão. A ideia é poder fechar os olhos e sentir a música transitar na mente.



Experiências multissensoriais na gestação: O projeto “sentidos do nascer” utiliza a realidade aumentada para provocar a sensação de estar grávido ou grávida aos interessados em conhecer a gestação. Em outras salas é possível ver vídeos de pessoas com diferentes opiniões interagindo entre si, despertando reflexões individuais. Na saída, é possível passar por uma “vagina” para simular o nascimento. 



Salas imersivas: O evento "Brasil Promotions 2016" utiliza o conceito de arquitetura cenográfica sensorial em suas instalações. Um grande exemplo é a “sala nuvens”, onde o explorador pode viver sua viagem dos sonhos, remetendo a odores, luzes, texturas e sons, proporcionando uma certa apuração dos sentidos, como o olfato, tato, visão e audição. 



Canetas coloridas: As canetas coloridas com cheiro de frutas instigam nossos sentidos por utilizar odores correspondentes a uma determinada cor da fruta. Por exemplo, a caneta verde representa o limão, a vermelha representa o morango e a roxa representa a uva.  



Pasta de dente infantil Tandy: O creme dental infantil Tandy utiliza sabor, cheiro e desenhos para incentivar as crianças a escovar os dentes de forma divertida e evitar cáries. O projeto é sucesso há anos por provocar sensações únicas para cada criança, incentivando a utilização dos sentidos como paladar e olfato. 


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